Beleza incomum

Eu costumo pensar que as cidades estão de acordo com as pessoas que lá vivem. Explico. A personalidade, o jeito de ser e sentir, a cultura em principalmente a história que foi vivida por lá demonstram, mesmo que superficialmente, o valor monumental de cada uma. O Estado de Alagoas tem um passado histórico desconhecido por muita gente, mas de grande importância para o crescimento do país. Tivemos o primeiro e o segundo presidente do Brasil, o Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, respectivamente. Da cidade em homenagem ao Marechal, surgiu o Ditado ''Fulano não tem eira nem Beira ". Eira e Beira eram degraus na parte superior das casas. Os ricos tinham eira e beira; os da classe média, eira ou beira, e os pobres nem Eira nem Beira! Grandes nomes da literatura nacional, como Graciliano Ramos,escritor de obras célebres como Vidas Secas e Angústia, e Jorge de Lima, com XIV Alexandrinos e Tempo e Eternidade, tiveram em Alagoas suas raízes literárias. Até Clarice Lispector morou em Maceió. Esta nasceu na Ucrânia. Macabéa, sua personagem de ''A Hora da Estrela'' é alagoana.

"Se a única coisa que de o homem terá certeza é a morte; a única certeza do brasileiro é o carnaval no próximo ano." (Trecho do livro "Em Liberdade", de Graciliano Ramos)

(Gerlondson Jr.)

1 O QUE ACHOU DO TEXTO?:

Anônimo disse...

"Escrever é gravar reações psíquicas. O escritor funciona qual antena - e disso vem o valor da literatura. Por meio dela, fixam-se aspectos da alma dum povo, ou pelo menos instantes da vida desse povo."
( Monteiro Lobato )